FANDOM

Série de jogos Arkham 
      Para outras versões do personagem, veja Bane/Outras versões.
Bane
BaneArkham
Dados
Nome Desconhecido
Alias Bane
Personagem
Voz Fred Tatasciore
J. B. Blanc (Origins)

Bane é um criminoso crescido numa prisão em Santa Prisca, onde treinou e aperfeiçoou-se física e intelectualmente foi sujeitado a um projeto com a droga Venom, conferindo-lhe força e resistência sobre-humanas. Seu maior feito foi ter conseguido derrubar o Batman, partindo-lhe a coluna e tirando-o de circulação, mas o Cavaleiro das Trevas terminou por se recuperar e derrotar o criminoso.

Foi um dos oito assassinos atraídos pelo prêmio oferecido por Máscara Negra pela cabeça do Batman em um dos primeiros anos da carreira do Cavaleiro das Trevas e, tempos depois, uma cobaia fundamental para a criação da droga Titan, ligada à rebelião no Arkham e com efeitos sobre o incidente de Arkham City.

Histórico

Passado

Arkham Origins

Bane é um dos oito assassinos atraídos pelo prêmio oferecido pelo Máscara Negra pela cabeça do Batman na véspera de Natal do segundo ano do vigilante em Gotham City. Em algum ponto da noite, encontra-se com Shiva, mostrando-se intrigado ao constatar o conhecimento que ela tem sobre ele e o Venom, e apreensivo ao perceber a quem ela serve.[1] Bane negocia armas com o Pinguim e deixa Bird responsável por vender Venom aos criminosos visando lucro, com o objetivo final de tomar o controle do submundo criminoso de Gotham.

Bane comparece à reunião convocada pelo Coringa, que usurpou as operações do Máscara Negra, no Hotel Royal com maior parte dos demais assassinos. Bane se recusa a sair quando o Coringa encerra a reunião, deduzindo que, a esse ponto, o Batman já descobriu quem é e onde está o criminoso mantendo o prêmio.
BaneBatmanHotelRoyal

Bane contra Batman no Hotel Royal

Sua teoria se prova correta e Bane intercepta o vigilante, levando-o ao Coringa (que exigiu um minuto com o inimigo sob ameaça de explodir o hotel com todos dentro). Passado o tempo, Bane começa um combate violento contra o Batman, que os leva desde a cobertura onde estavam até o terraço. A luta é interrompida pela chegada de helicópteros do Departamento de Polícia de Gotham City; Bane foge com ajuda de seus companheiros em seu próprio helicóptero, deixando Batman e o Coringa para a polícia. O Cavaleiro das Trevas consegue prender um rastreador no criminoso antes que ele consiga escapar.

Bane percebe o rastreador ao chegar em seu esconderijo. Estando há algum tempo investigando quem realmente é o Batman, ele chega a sua conclusão; decidindo atingi-lo pessoalmente, prepara uma armadilha deixando o disposivo ativado na base e abandonando-a, a fim de levar o Cavaleiro das Trevas numa busca inútil e conseguindo tempo. Ao seguir o rastreador, o Batman encontra a base de Bane e descobre sua pesquisa sobre o TN-1 e o fato de que ele deduziu sua verdadeira identidade. Enquanto isso, Bane invade e arruína a Batcaverna e agride Alfred, deixando-o para morrer; Bane provoca Batman sobre isso pelo comunicador do mordomo com o Batwing.

Bane vai a Blackgate em meio à rebelião do Coringa, presumindo que é para onde o Batman se dirigirá se retornar.
BaneBatmanBlackgate

Bane contra Batman em Blackgate

Tendo salvo Alfred, o Cavaleiro das Trevas invade Blackgate, descobrindo que Bane e Coringa uniram forças para obrigá-lo a dar o máximo de si e quebrar sua regra de evitar mortes: Coringa se pôs numa cadeira elétrica que será carregada pelos batimentos cardíacos de Bane. As opções impostas ao vigilante pelas circunstâncias, assim, são: matar Bane, deixar que o Coringa morra ou morrer em combate, e a luta se inicia. Em certo ponto, Jim Gordon chega e tenta intervir, mas é capturado pelo Coringa e preso com ele na cadeira elétrica, aumentando a gravidade da situação para o Batman.

Inicialmente em desvantagem, inclusive quase tendo sua coluna quebrada, o Batman vira o jogo ao lhe ocorrer uma saída: usando as Luvas de Choque do Eletrocutor, ele pára o coração de Bane, desativando a cadeira elétrica. Acreditando que Bane está morto e sentindo-se vencedor, o Coringa deixa a cadeira e se afasta do local para continuar suas operações, sendo perseguido por Gordon. Pretendendo juntar-se a eles em seguida, o Batman usa as Luvas de Choque como desfibrilador e força o coração de Bane a voltar a bater, reanimando-o.

BaneTN1

Bane após injetar o TN-1

Furioso e humilhado, Bane imediatamente injeta em si mesmo o TN-1 experimental: instantaneamente ganha massa muscular, aumentando para proporções monstruosas permanentemente, mas também sofre os efeitos deletérios sobre seu cérebro, com perda irreversível de memória e drástica redução da capacidade de raciocínio. Tornou-se um adversário que o Batman não pode enfrentar fisicamente de igual para igual; contudo, com estratégia e aproveitando-se do ambiente em volta, como as portas eletrificadas das celas de segurança máxima, o vigilante consegue nocautear e imobilizar Bane. Constatando que o criminoso não guarda mais nenhuma recordação de sua identidade secreta, o Cavaleiro das Trevas o deixa inconsciente e amarrado, sendo Bane encontrado e preso pela polícia ainda nesse estado ao fim do conflito.

Entre Origins e Asylum

Após a perda de grande parte de seu intelecto e transformação num brutamontes de raciocínio lento, Bane perdeu o poder que antes tinha. Seus seguidores o deixaram para trás e se dispersaram, como constatado por sua atuação sempre como um agente solitário, sem subordinados, em todos os outros conflitos observados.

Além disso, a utilização de uma fórmula imperfeita do TN-1 não surtiu em Bane todos os efeitos positivos esperados: apesar de conferir-lhe monstruosa estatura, força e resistência em caráter permanente, a substância não eliminou sua dependência química ao Venom e os efeitos nocivos da abstinência deste.

Apesar de seu estado, sabe-se que Bane conseguiu, em algum momento, escapar de Blackgate, possibilitando uma fuga em massa de criminosos que custou bastante ao Batman recapturar; e, no estado de cansaço do Cavaleiro das Trevas, Bane o encontrou e conseguiu efetivamente quebrar sua coluna. Entretanto, o vigilante se recuperou do grave ferimento; ao retornar, derrotou e recapturou Bane após enfraquecê-lo ao cortar seu sistema de Venom.[2]

Interessada nos segredos do Venom e desejando estudá-lo para criar um derivado, a Dra. Penelope Young arranjou a transferência clandestina de Bane da Prisão Blackgate para o Asilo Arkham, onde ele era mantido em segredo e usado como cobaia para as pesquisas da cientista. A informação oficial, dada para a as autoridades e a população, era a de que Bane escapou de Blackgate por conta própria e desapareceu, sendo listado como um fugitivo.

Arkham Asylum

Sete anos após os eventos de Origins,[3]

Arkham City

Perfil

Arkham Origins

  • Força e agilidade supremas combinadas com a mente de um estrategista
  • Dependente de um sistema de circulação de substância - possível fraqueza

Bane é um fugitivo procurado pelo governo de Santa Prisca após uma fuga na prisão de Peña Duro. Embora tenha sido encontrado nenhum registro que comprove, rumores alegam que Bane nasceu e se criou dentro da prisão - feito aparentemente impossível na penitenciária exclusivamente masculina.
Acredita-se que Bane viaja com um grande grupo de colegas fugitivos. O mais notável é seu subordinado-chefe, "Bird". Boatos dizem que Bane tem tamanho e força sobre-humanos. A maioria acredita que isso é resultado de seu abuso de substâncias dopantes, incluindo o popular narcótico Venom. Combinado com uma mente afiada, esse fato torna Bane uma ameaça extrema.

AOPfBane

Arkham Asylum

Arkham City

Citações

Arkham Origins

  • (gravação) "Dizem que o que não te mata, te fortalece. Mas aquilo que te fortalece pode muitas vezes te matar. O vício é uma fraqueza. Uma que eu preciso superar. Venom se tornou meu vício - minha fraqueza. Para me libertar, tentei muitas coisas. Por um tempo, busquei erradicar Venom e eliminar aqueles que o produzem, mas tenho recentemente me inclinado para o projeto TN-1... uma droga substituta que eliminaria as propriedades viciantes do Venom, e tem a promessa de um efeito permanente. Se funcionar, eu não teria mais necessidade do sistema de bombeamento - outra fraqueza. Embora cobaias iniciais tenham tido que ser executadas imediatamente, as mais recentes parecem ao menos fisicamente estáveis - mas os efeitos colaterais são severos: imediata e permanente perda de memória seguida por uma degradação geral das funções cerebrais que tornam a cobaia... primitiva. Os testes continuam - a última fórmula parece promissora. Uma vez que eu tenha eliminado o Morcego, me dedicarei a encontrar um "voluntário" adequado para meus testes. Fim da gravação."
  • (para o Batman) "Você vai me enfrentar com toda a sua determinação, ou vai morrer. Alguém VAI morrer; você, eu ou o palhaço. A questão de qual de nós está nas suas mãos."

Curiosidades

Referências

  1. Shiva: Arquivo de Extorsão 1 (Batman: Arkham Origins).
  2. Perfil: Bane (Batman: Arkham City).
  3. EPN: "See Bruce Wayne’s Transformation in Batman: Arkham Origins".