FANDOM

Série de jogos Arkham 
      Para outras versões do personagem, veja Batman/Outras versões.
Batman
BatmanArkhamKnight3
Nomenclatura
Nome Bruce Wayne
Alias Batman
Dados
Idade 38 anos (Knight)[1]
Alt./Peso 1,88 m / 95 kg
Resid. Gotham City
Ocup. Maior Detetive do Mundo
Dublagem
Original Kevin Conroy, Roger Craig Smith

Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, um órfão bilionário de Gotham City que combate o crime através do medo, tecnologia e astúcia. A morte de seus pais o marcou profundamente, fazendo-o decidir livrar Gotham do crime, treinando por anos ao redor do mundo e se aperfeiçoando física e intelectualmente; desde seu retorno, patrulha a cidade como um vigilante escondido nas sombras.

Características pessoais

Aparência

Personalidade

Histórico

Passado

Bruce Wayne teve uma infância inicialmente feliz em Gotham City, herdando dos pais Thomas e Martha um forte senso de justiça e moralidade que o acompanharia pelo resto da vida. Aos seus oito anos,[2] contudo, na saída do Teatro Monarca uma noite, Thomas e Martha foram mortos por um assaltante comum, sem nenhum motivo especial; o ocorrido marcou Bruce, deixando-o com uma profunda sensação de inconformidade e revolta, bem como um desejo de vingar seus pais e honrar seus ensinamentos se voltando contra o crime em Gotham para que outros não tivessem que passar pelo mesmo que ele.

Brucept3

Bruce quando jovem

Alfred Pennyworth, mordomo dos Wayne, tornou-se o guardião legal de Bruce e foi toda sua família durante seu crescimento. Bruce continuou vivendo em Gotham até o início de sua idade adulta; neste ponto, decidiu começar a perseguir seu desejo, nunca esquecido, de honrar seus pais e salvar a cidade do mundo criminoso que a consome. Para tanto, partiu em viagem pelo mundo, a fim de estudar como funciona a mente criminosa e dominar os mais variados tipos de técnicas e artes marciais. Sua jornada durou alguns anos.

Na última etapa de sua viagem, Bruce peregrina pela Coreia em busca de Kirigi, mestre do lendário estilo de ninjutsu Togakure-ryū ensinado secretamente desde a era Ōhō. Ao encontrar o monastério escondido nas montanhas, Bruce não é de imediato aceito como aprendiz; Kirigi, por pena, permite que ele permaneça e trabalhe como servo até que o mestre o julgue merecedor do rito de passagem que determinará se é digno do treinamento, apesar de ser estrangeiro.

BrucevsShivaInitiation

Bruce enfrenta Shiva na etapa final do rito de passagem

Meses depois, Kirigi inicia o teste para verificar se Bruce aprendeu no tempo em que esteve servindo e observando, colocando-o contra seus alunos veteranos e o desafiando a incorporar os princípios do ninjutsu de cada etapa para sobreviver. Há cinco etapas: togakure-ryū, shinobi-iri (discrição, agir sem ser visto), taijutsu (luta desarmada), boryaku (estratégia e tática) e seishinteki kyōyō (estabilidade espiritual). Bruce se sai bem contra os discípulos; na fase final, é desafiado por Shiva, a mais poderosa e hábil de todos. Sua performance, próxima à dela, sela o veredicto de Kirigi de que ele passou no teste e tem o direito de ser um aluno.

Algum tempo depois, já treinado, Bruce retorna a Gotham City; agora, um mestre em togakure-ryū, shinobi-iri, taijutsu, boryaku, seishinteki kyōyō e diversos estilos de artes marciais aprendidos ao redor do mundo, e perito em criminologia e ciências, tem todas as ferramentas de que necessita para iniciar sua batalha contra o crime.

ArkhamEnterBatman

Gotham City ganha um novo protetor

Com a relutante, mas fiel, ajuda de Alfred, que teme por sua segurança, Bruce começa a patrulhar como um vigilante e combater o crime e a corrupção. Cada vez desenvolvendo mais técnicas e dispositivos para auxiliá-lo em sua cruzada, termina por se tornar uma lenda urbana, uma entidade cujo nome traz terror aos malfeitores: o Batman. Desafiando abertamente o submundo criminoso liderado por Máscara Negra e Carmine Falcone, que achavam ter a cidade nas mãos, e expondo a corrupção que se infiltrou na polícia, o Batman coleciona inimigos perigosos — e começa a mudar Gotham para sempre.

Arkham Origins

À altura do Natal em seu segundo ano em Gotham, o Batman, embora ainda tido por muitos como apenas uma lenda, já é uma figura com forte presença; tendo combatido criminosos como o desaparecido Capuz Vermelho, seu último feito foi apanhar o Maníaco do Calendário e deixá-lo para a polícia (o Comissário Loeb tomando todos os créditos pela captura).

Eventos centrais

AlfredBruceBatcaveOrigins

Bruce se prepara para iniciar as atividades da noite como Batman

Sob protesto de Alfred por ser véspera de Natal, Bruce se prepara para uma noite de patrulha como Batman, partindo para investigar uma fuga em massa de Blackgate orquestrada por Máscara Negra, que se dirigiu ao local para ver. Não chega a tempo de impedir a morte do Comissário Loeb, trancado numa câmara de gás, mas salva uma equipe jornalística liderada por Vicki Vale. Ao tentar impedir a fuga de Máscara Negra, Batman é interceptado por Crocodilo; após derrotá-lo, Batman extrai dele a revelação de que Máscara Negra pôs um prêmio de 50 milhões a quem matasse o vigilante na noite de Natal, convidando pessoalmente oito assassinos perigosos, entre eles Crocodilo, para competir.

Como o Pinguim sempre sabe de todos os negócios do submundo criminoso, Batman decide interrogá-lo. Interceptando um drone espião do criminoso, ele descobre que os demais assassinos atrás de sua cabeça são Deathstroke, Cascavel, Vagalume, Deadshot, Eletrocutor, Shiva e Bane. Alfred sugere que Batman desapareça pela noite para que eles percam o prazo, mas Bruce ressalta que eles porão inocentes em perigo para forçá-lo a agir; seguindo seu plano, descobre que o Pinguim está no navio Oferta Final, para onde ruma a fim de extrair informações como o paradeiro de Máscara Negra.

BatmanvsDeathstrokeOrigins

Batman luta contra Deathstroke

Infiltrando-se no navio, descobre o circuito de luta clandestino patrocinado pelo Pinguim, onde é desafiado pelo Eletrocutor e o nocauteia, passando a rastrear o sinal magnético emitido por suas luvas elétricas. Termina por encontrar o Pinguim torturando Alberto Falcone, a quem resgata ao derrotar os capangas; o chefe, acuado, diz que Máscara Negra está morto em Lacey Towers; antes que possa obter mais detalhes, Batman é atacado por Deathstroke, que o seguia e o puxa de volta à arena para batalhar, permitindo que o Pinguim escape. É uma luta difícil, mas o Batman vence e imobiliza seu inimigo.

Investigando a cena do crime em Lacey Towers, o Batman descobre que o cadáver não é de Roman Sionis, apesar do disfarce similar, e discorda da conclusão da polícia de que o Pinguim é o culpado; encontrando o celular da outra vítima, detecta menções a alguém que ele não reconhece: "Coringa".
BatmanDPGCOrigins

Batman no prédio do DPGC

Buscando novas pistas para solucionar o mistério, se infiltra no prédio da polícia para acessar o Banco de Dados Criminal Nacional. Lá, descobre que Howard Branden e outros corruptos também querem o prêmio por sua morte. Na saída, é pego por Jim Gordon, um dos poucos policiais honestos da cidade, mas que não confia nele. Batman tenta convencê-lo de que estão do mesmo lado, sem sucesso; salva-o de ser pego no meio do caminho pelos tiros dos corruptos que querem matá-lo para reclamar o prêmio, escapando com uma bomba de fumaça. Pouco antes de sair, Batman se encontrara com Barbara, filha de Gordon que o apóia, e, ao perceber por que ele estava no prédio, lhe revelou que ele precisaria interceptar os cabos físicos de comunicação no subterrâneo para extrair e salvar dados do Banco. Acessando o local através dos esgotos, descobre capangas armando bombas sob o prédio e os impede.

Batman segue as instruções de Barbara e tem sucesso; reúne as informações de que precisa e deduz a verdade. Máscara Negra caiu numa armadilha preparada pelo Coringa. Atraído por uma mensagem de sua amante, envia um impostor à frente e entra escondido, descobrindo que o Coringa planejava capturá-lo. Os dois lutam, mas o Coringa imobiliza e prende Sionis após forçá-lo a deixar Tiffany morrer queimada no fogo que ele acendeu ou atirar nela. Batman deduz que o objetivo do Coringa é forçar Sionis a dar-lhe acesso aos cofres do Banco de Comerciantes.

BatmanvsCascavelOrigins1

Batman enfrenta Cascavel na Siderúrgica Sionis

Entrando escondido no Banco, o Batman desce aos cofres, onde descobre que o Máscara Negra que vira mais cedo em Blackgate e que ordenara as bombas sob o DPGC era na verdade o Coringa se fazendo passar por ele. Com Sionis de refém, ele rouba e explode o cofre e foge, mas Batman determina que ele foi à Siderúrgica Sionis. Resgata o Máscara Negra de sua própria máquina de tortura e tenta interrogá-lo e descobrir onde está o Coringa, mas é atacado de surpresa por Cascavel; Sionis tenta comprá-la, mas ela recusa afirmando saber que é o Coringa quem tem o dinheiro agora, e ele aproveita o momento para fugir. Batman é envenenado por Cascavel e tem alucinações, pedindo ajuda a Alfred; apesar dos ferimentos, consegue se manter firme até a chegada da cura, em cujo ponto consegue conter sua oponente e prendê-la num container, acionando a polícia. Cascavel conta que os assassinos foram chamados para uma reunião e propõe contar o local se o Batman a libertar. Ao invés disso, ele rastreia o sinal das luvas do Eletrocutor.

BatmanvsCoringaOriginsRH

Batman confronta o Coringa

Descobrindo que a reunião é na cobertura do Hotel Royal, Batman chega ao prédio a tempo de ver o Coringa jogando Eletrocutor da janela do alto; recupera suas luvas elétricas e avança para o topo, vendo que o Coringa e seus homens tomaram o prédio, mataram funcionários, têm hóspedes como reféns e criaram uma imensa base temática. Consegue chegar à cobertura e enfrenta o palhaço, que explode um prédio em construções, mas é impedido pelo Batman de explodir outro, já habitado. Bane, o único dos assassinos que não deixara o prédio com o fim da reunião, ataca; ele e o Batman têm uma luta violenta que os leva ao terraço, onde são interrompidos com a chegada de helicópteros da polícia. Bane é resgatado por seus seguidores em outro helicóptero, mas o Batman consegue antes prender nele um rastreador; Coringa atira em Bane por abandonar a luta, e este contra-ataca com um lança-foguete cujo impacto o arremessa prédio abaixo. Batman salta a tempo e salva o Coringa, mas o deixa imobilizado para a polícia, que o prende.

Em decorrência do perigo crescente, Alfred tenta dissuadir Batman de continuar sua investigação pela noite, mas ele recusa. Seguindo o rastreador colocado em Bane, encontra seu esconderijo; lá, descobre as pesquisas do criminoso com o TN-1 e, em seguida, que ele já deduziu sua identidade secreta.

BatmanvsVagalumeOrigins

Batman persegue Vagalume na ponte

Avisa a Alfred para que se esconda na Batcaverna e pretende voltar, mas é detido por notícias de que o Vagalume tomou a Pioneers Bridge e ameaça destrui-la se ele não aparecer, matando todos os reféns. Na ponte, Batman e Jim Gordon formam, pela primeira vez, uma hesitante aliança para desarmar as bombas; o vigilante, no processo, derrota Branden e sua tropa de corruptos. Batman derrota e prende o Vagalume, embora este e seus capangas já tenham causado imenso estrago na Pioneers Bridge com suas armas incendiárias. Parte, então, de volta para a Mansão Wayne, para encontrar Alfred.

No caminho, Batman é contactado por Bane pelo comunicador de Alfred; o criminoso revela que invadiu a Mansão e deixou em Alfred "vida o bastante para suas últimas palavras". Desesperado, Bruce ruma para a Batcaverna, danificada severamente, e encontra Alfred à beira da morte;

Outras ocorrências

Cold, Cold Heart

Arkham Origins Blackgate

Entre Origins e Asylum

Arkham Asylum

Arkham City

Eventos centrais

Outras ocorrências

Harley Quinn's Revenge

Arkham Knight

City of Fear

Outras ocorrências

Poderes e habilidades

Curiosidades

InjBatmanArkhamCity

Batman (Arkham City) em Injustice

Notas e referências

  1. Estimativa. Batman: Arkham Knight. Bruce tinha oito anos quando seus pais foram mortos (ver nota). Alfred, na Gotham City Story Faithful Servant, nota que o "homem que ele criou" está escondendo segredos dele pela primeira vez em trinta anos, indicando que é este o tempo que se passou desde que ele começou a criar Bruce pessoalmente; ou seja, desde que Bruce se tornou órfão.
  2. Batman: Arkham Knight. Jim Gordon, após ciente da identidade do Batman: "Sabe, você vê muita coisa nesse trabalho. Muita dor. Muito sofrimento. Mas nunca vou me esquecer de quando colhi o depoimento de um garotinho de oito anos que tinha acabado de ver seus pais serem mortos a tiros."