FANDOM

Articletype nolan Nolanverso 
Trilogia do Cavaleiro das Trevas 
      Para outras versões do personagem, veja Coringa/Outras versões.
Coringa
CoringaLedger1
Dados
Nome Desconhecido
Alias Coringa
Original The Joker
Personagem
Ator Heath Ledger

Coringa, nome verdadeiro desconhecido, é um criminoso de passado incerto que chega a Gotham City dando golpes na Máfia para chamar sua atenção; convencendo-os de que o Batman continuará sendo sempre um empecilho para seus negócios enquanto existir, é contratado pelo grupo, encabeçado por criminosos como Sal Maroni, para eliminar o Cavaleiro das Trevas — mas acaba por decidir que ele o Batman se completam e passa a competir com ele pela "alma" de Gotham.

Histórico

Passado

O passado do Coringa é incerto, com ele dando versões diferentes de sua história dependendo da ocasião. Relata para Gambol que seu pai violento e abusivo matou sua mãe a facadas e em seguida mutilou sua boca com a mesma faca. A versão contada a Rachel Dawes diz que o próprio Coringa desfigurou seu rosto como forma de prestar solidariedade a sua esposa – deformada como vingança de agiotas por dívidas e sem possibilidade de correção cirúrgica pela falta de condições financeiras do casal – que, horrorizada, o deixou. Suas digitais não têm registro e seu terno foi feito sob medida, impossibilitando uma identificação.

CoringaBBcarta

Carta deixada numa cena de crime

Sua primeira aparição em Gotham City ocorreu pouco após o ataque da Liga das Sombras liderado por Ra's al Ghul; ao falar sobre a influência que o Cavaleiro das Trevas terá sobre a cidade, James Gordon relatou ao Batman sobre um novo criminoso com "gosto por teatralidade" que cometeu assalto à mão armada e homicídio e costuma deixar nas cenas de seus crimes uma carta de baralho específica — a carta do "Coringa".

The Dark Knight

Informação pendente.
Coringapdr1

Coringa e Batman se enfrentam uma última vez pela "alma de Gotham"

Fox, usando o dispositivo sonar, localiza o Coringa e sua gangue no Edifício Prewitt, ainda em construção; entrando antes da polícia, o Batman descobre que o Coringa vestiu os reféns de capangas e os capangas de reféns para confundir a polícia e seus atiradores e fazê-los matar quem deveriam salvar. Subindo ao topo da torre, o Batman enfrenta o Coringa; este, valendo-se dos cães de caça do Checheno, de uma faca e um cano de metal, consegue imobilizar seu oponente.

Coringa anuncia, satisfeito, que, em breve, se esgotará o prazo dado aos barcos e um deles explodirá o outro; para sua surpresa e contragosto, contudo, eles não o fazem. Batman se aproveita da distração do Coringa, que se prepara para explodir ambos os barcos com um detonador remoto, atingindo-o em cheio no rosto com as lâminas-projéteis de seus braços; o impacto arremessa o criminoso pela borda torre abaixo, mas, para sua decepção, o Batman o apanha com o arpéu, deixando-o pendurado e imobilizado. Batman anuncia que o Coringa fracassou: ele próprio não quebrou sua regra e seu código moral, e o povo de Gotham acabou de se provar superior ao criminoso e seus jogos ao recusar-se a ceder a seu ultimato.

Coringapdr

Derrotado pelo Batman, o Coringa revela sua cartada final

Derrotado, o Coringa admite que o Batman é incorruptível, mas diz que Harvey Dent, entretanto, não era; ele relata a transformação de Dent em Duas-Caras e seus crimes, revelando que este é seu verdadeiro trunfo para destruir o espírito de Gotham e provar seu argumento de que todos podem cair. Enquanto o Batman parte para enfrentar Duas-Caras, o Coringa é capturado e preso pela equipe da SWAT, que o encaminha para ser internado em isolamento máximo no Asilo Arkham.[1]

The Dark Knight Rises

Com a aprovação da Lei Dent após a morte de Harvey Dent, normas mais severas sobre os criminosos e julgamentos foram estabelecidas. Virtualmente todos os internos do Asilo Arkham foram transferidos para cumprir pena privativa de liberdade na Prisão Blackgate; o Coringa foi um dos poucos ainda considerados legalmente insanos sem dúvida, permanecendo no Arkham. Com o isolamento e o silêncio sobre o Asilo, que só cresceram após a Lei Dent, surgiram inúmeras lendas urbanas: muitos afirmam que o Coringa ainda está preso e isolado, outros acham que ele escapou, e outros não arriscam sequer afirmar que ainda está vivo.[1]

Características

Aparência

Personalidade

Poderes e habilidades

Equipamento

Citações

  • "Estão vendo? Essa é a loucura em que o Batman transformou Gotham! Querem ordem em Gotham? Então o Batman precisa tirar sua máscara e se entregar. A cada dia que ele não fizer isso, uma pessoa vai morrer. Começando esta noite. Sou um homem de palavra!"
  • (para o Batman) "Não fale como se fosse um deles! Você não é. Mesmo se quisesse ser. Para eles, você é só uma aberração, como eu. Eles precisam de você agora, mas quando não precisarem, vão escorraçá-lo como a um leproso. As morais deles, o "código" deles... são uma piada de mau gosto. Abandonados ao primeiro sinal de problema. Eles só são tão bons quanto o mundo permite."
  • (para Gerard Stephens) "Sabe por que eu uso uma faca? Armas de fogo são rápidas demais. Não dá para saborear todas as pequenas emoções. Em seus últimos momentos, as pessoas revelam quem realmente são. Então, de certo modo, eu conheço seus amigos melhor do que você jamais conheceu. Gostaria de saber quais deles eram covardes?"
  • "A loucura é como a gravidade: tudo que precisa é de um empurrãozinho!"

Curiosidades

Referências

  1. 1.0 1.1 The Dark Knight Rises: Novelização oficial.