FANDOM

Série de jogos Arkham 
      Para outras versões do personagem, veja Duas-Caras/Outras versões.
Duas-Caras
DuasCarasArkham
Dados
Nome Harvey Dent
Alias Duas-Caras
Original Two-Face
Personagem
Voz Troy Baker

Duas-Caras é o codinome utilizado por Harvey Dent, que costumava ser promotor público de Gotham City e um dos principais aliados do Batman até ser desfigurado por criminosos com ácido. Com sua psique arruinada, desenvolveu uma obsessão por dualidade e passou a cometer crimes guiando-se pela sorte, representada pelo lançar de uma moeda. Apesar de seus esforços, o Batman jamais conseguiu restaurá-lo de volta ao que era.

Histórico

Passado

Harvey Dent foi eleito Promotor de Justiça de Gotham City em algum ponto do segundo ano do Batman na cidade, antes dos eventos que tiveram lugar na noite de Natal.[1] É conhecido por sua integridade e incansável esforço no combate ao crime, a tal ponto que ele encabeça a lista de suspeitos de Edward Nashton em sua investigação sobre a real identidade do Batman.[2] Nos anos seguintes, formou uma forte aliança com o Batman e Jim Gordon, tão empenhados quanto ele em trazer paz e estabilidade para Gotham e tirar das ruas os criminosos que a atormentam.

Tudo mudou durante o julgamento de Carmine Falcone; usando ácido, este desfigurou o lado esquerdo do rosto de Harvey, deixando-o com cicatrizes permanentes tanto físicas quanto mentais. Suas fragilidades psicológicas vieram à tona e romperam sua sanidade, tornando-o um criminoso esquizofrênico com obsessão por acaso e dualidade, relegando suas decisões ao jogar de uma moeda (originalmente com duas faces idênticas, uma das quais foi também danificada pelo ácido). Apesar de suas tentativas, o Batman jamais conseguiu regenerar seu antigo aliado, que se tornou um dos chefões do crime mais temidos e infames de Gotham City ao longo dos anos.

Arkham City

Duas-Caras foi um dos últimos dois criminosos foragidos após a abertura de Arkham City. A fim de obter favorecimento, deu a Hugo Strange a localização do apartamento da outra, Mulher-Gato, permitindo o confisco de suas jóias roubadas. Ao descobrir que a criminosa estava no Asilo Arkham a fim de roubar as plantas de Arkham City, Dent segue a ideia, chegando antes com ajuda de sua gangue, fotografando-as e destruindo as originais. Selina consegue roubar a câmera, mas descobre que Duas-Caras removeu o cartão de memória. Os dois são emboscados na ilha e presos pela TYGER.[3] Tomando o Tribunal Solomon Wayne, então ocupado pelo Homem-Calendário,[4] e estabelecendo nele sua base de operações, Duas-Caras tem uma forte rivalidade com Pinguim e Coringa pelo domínio da Arkham City.

Retribuindo sua dica, Strange alerta Dent quando a Mulher-Gato descobre onde ele escondeu o cartão e invade o esconderijo; Duas-Caras chega bem a tempo de impedir sua fuga. A fim de estabelecer seu poder em Arkham City,
MulherGatovsDuasCarasCity1

Mulher-Gato se liberta e ataca

decide executá-la publicamente, mas o jogar da moeda determina que ela terá antes um julgamento. Batman tenta interferir na cerimônia ao descobrir o que se passa, mas é impedido pelos capangas de Duas-Caras, que joga a moeda para decidir o destino de Mulher-Gato; ela cai com o "lado ruim" para cima e Dent faz menção de atirar, mas Selina se solta das cordas que a penduravam e o derruba com um rápido ataque. Duas-Caras revela ter uma segunda arma escondida e se prepara para atirar novamente, mas é impedido pelo Batman, que o amarra e deixa pendurado. Selina rouba de volta o cartão de memória.

Duas-Caras é posteriormente libertado por sua gangue. Aproveitando-se da derrota do Pinguim pelas mãos do Batman, toma para si seu território e bens, eliminando os capangas de Cobblepot que se recusam a passar para seu lado. De sua nova base, o Museu Cyrus Pinkney, ele manda capangas para capturar o recém-preso Quincy Sharp, mas Batman os impede. Uma vez que a Mulher-Gato recupera suas jóias do Cofre de Arkham City, mas as devolve ao apartamento em vez de escapar ao decidir, de último momento, ajudar a impedir o Protocolo 10, Duas-Caras, ainda furioso pelos eventos de horas antes, aproveita-se para mandar seus capangas invadirem o apartamento e roubarem o tesouro.

MulherGatovsDuasCarasCity2

Mulher-Gato derrota Duas-Caras

Selina descobre o que aconteceu após, tendo salvo a vida do Batman, voltar ao apartamento para reaver as jóias roubadas e escapar da prisão; furiosa, ela ataca e interroga os capangas de Duas-Caras e descobre e se infiltra em sua nova base. Os dois, por fim, se enfrentam novamente; a luta é acirrada, mas, apesar da dificuldade, a Mulher-Gato sai vitoriosa. Contudo, descobre que Duas-Caras, como sempre atento ao dualismo, repartiu suas jóias em duas partes, ficando com uma e distribuindo a outra entre seus subordinados. Nocauteando-o, ela volta a atacar e interrogar sua gangue.

Embora a Mulher-Gato consiga, eventualmente, reaver outra vez seu tesouro roubado por completo, Duas-Caras continua livre e com sede de vingança, deixando "Mulher-Gato deve morrer" escrito na parede do apartamento dela como ameaça.

Arkham Knight

Perfil

Arkham City

Curiosidades

Notas e referências

  1. Batman: Arkham Origins. Jornal encontrado no prédio do DPGC anuncia a eleição de Harvey Dent.
  2. Batman: Arkham Origins. Sala trancada de Enigma em seu esconderijo.
  3. Batman: Arkham Unhinged. Capítulo: Inside Job.
  4. Batman: Arkham City. Arkham City Stories: Calendar Man.