FANDOM

Série de jogos Arkham 
      Para outras versões da personagem, veja Barbara Gordon/Outras versões.
Oráculo
BarbaraArkham2
Nomenclatura
Nome Barbara Gordon
Alias Batgirl; Oráculo
Original Batgirl; Oracle
Dados
Idade c. 25 anos[1]
Alt./Peso 1,80 m / 57 kg
Resid. Gotham City
Ocup. Hacker
Dublagem
Original Kimberly Brooks; Ashley Greene
Kelsey Lansdowne (15 anos)
Brasil Guilene Conte

Oráculo é o codinome usado por Barbara Gordon, mestra hacker que combate os criminosos com tecnologia. Filha do Comissário Gordon, foi uma simpatizante do Batman desde seus primeiros anos como vigilante e eventualmente passou a ajudá-lo como Batgirl. Após ser baleada pelo Coringa e perder o movimento das pernas, anos depois, não se deixou abater e criou seu novo alter-ego para continuar a lutar pela justiça.

Histórico

Arkham Origins

Aos quinze anos, Barbara já é uma hacker habilidosa com extenso conhecimento de infra-estrutura de telecomunicações e segurança de rede, bem como uma compreensão madura do funcionamento da cidade e da corrupção que se alastra por Gotham, tomando até mesmo o DPGC — comprado pelo Máscara Negra, exceto por poucos policiais honestos, tais como seu pai, o Capitão Jim Gordon da Delegacia de Burnley.

AOBarbaraJim1

Barbara e Jim discutem sobre o Batman

Na noite de Natal do segundo ano do Batman em Gotham, Barbara se encontra na Delegacia de Burnley, considerada mais segura por Gordon uma vez que o Máscara Negra pôs um prêmio pela cabeça do Batman e vários criminosos — dentre eles oito assassinos altamente perigosos — infestaram as ruas desocupadas pelos feriados e nevascas. Barbara e o pai discutem sobre Batman: ela é favorável a sua forma de justiça e o admira; Gordon o vê como um criminoso que se acha acima da lei.

(Informação pendente)

Quando o Batman derrota Coringa e Bane em Blackgate, encerrando o conflito, Gordon o encurrala; contudo, hesita em prendê-lo, mencionando que sua filha o vê como um herói. O justiceiro sai em liberdade e os dois Gordons, juntos, o observam planando, Jim afirmando que talvez ele dê a Gotham algo em que acreditar.

Entre Origins e Asylum

Algum tempo após a noite dos oito assassinos, Barbara foi convencida por seu pai a acompanhá-lo a um baile à fantasia na Mansão Wayne. Entediada com a festa, recolheu-se à remota biblioteca em busca de sossego e de uma conexão de internet; encontrando uma rede excelente, mas profundamente escondida e encriptada, julgou ser apenas "egoísmo" de seu rico anfitrião e, com dificuldade, a hackeou e obteve acesso — o que a fez acidentalmente abrir a entrada oculta da Batcaverna e descobrir, assim, a identidade do Batman.[2]

AKBabsBatgirl1

Barbara como Batgirl

Mantendo o segredo de Bruce a salvo, Barbara foi eventualmente treinada pelo justiceiro e, combinando isso ao seu talento tecnológico, tornou-se a heroína Batgirl e passou a ajudar a proteger Gotham City; Barbara nunca revelou o fato a Gordon, tanto por ele ser superprotetor, tendo-a dissuadido até de entrar na polícia, quanto para não arriscar o segredo do Batman. Formou fortes laços com Bruce e Alfred, bem como com Dick Grayson, Jason Todd e Tim Drake, operando como Batgirl ao lado de todos os três em suas respectivas épocas como Robin.

Em algum ponto, Barbara se mudou para um apartamento na Torre do Relógio de Chinatown, próxima ao quartel-general do DPGC no Cauldron, onde Gordon passou a trabalhar após sua promoção a Comissário; especialmente equipada para ela, a modesta residência na verdade oculta uma base de operações focada nas capacidades tecnológicas de Barbara e conta com um sistema ligado diretamente aos da Batcaverna.

A Matter of Family

(Informação pendente)

Posteriormente

(Informação pendente)

Sem se deixar abalar por sua condição, Barbara ao invés disso se tornou a heroína Oráculo, mestra hacker que concentra seus talentos tecnológicos para combater o crime de um plano virtual e auxiliar seus colegas em campo. Em determinado ponto, tornou-se membra fundadora das Aves de Rapina ao lado das justiceiras Caçadora e Canário Negro, parecendo atuar como líder,[3] mantendo-se também na Família Batman.

Arkham Asylum

(Informação pendente)

Arkham City

Durante o início do incidente de Arkham City, Oráculo encontra-se indisponível, cabendo a Alfred monitorar a missão de Bruce e prestar-lhe auxílio; ela retoma contato à altura do fim do confronto do Batman contra o Pinguim no Museu Cyrus Pinkney. Não sendo mencionado o motivo de sua ausência, presume-se que estava apenas ocupada com outra missão, voltando suas atenções ao concluí-la para a investigação do Batman.

(Informação pendente)

Arkham Knight

Na noite de Halloween seguinte ao ocorrido em Arkham City, o Espantalho toma o controle de Gotham City liderando uma união de vilões e um verdadeiro exército que ocupa as ruas, mantendo a ameaça da Toxina do Medo sobre as cabeças de todos. Oráculo encarrega Canário Negro e Caçadora de patrulhar os campos de refugiados após a evacuação da cidade,[3] mas decide ficar para trás na Torre do Relógio e ajudar o Batman a colocar um fim nos planos do vilão antes que eles saiam completamente do controle.

(Informação pendente)

Perfil

Arkham Origins

Arkham Asylum

Arkham City

Arkham Knight

Oráculo

Batgirl

Curiosidades

  • Embora esteja presente em todos os jogos da série, Barbara só aparece fisicamente em Arkham Origins e Arkham Knight. Em todos os demais, apenas sua voz é ouvida.
  • As roupas civis usadas por Oráculo em Batman: Arkham Knight têm o esquema de cores roxo, preto e amarelo, referência às cores clássicas do traje da Batgirl.
  • No gameplay de A Matter of Family, episódio adicional da Batgirl em Arkham Knight, as notificações e miras — que, para o Batman, têm um tom azul-esverdeado que lembra a interface do Batcomputador — adquirem um esquema de cores amarelo e roxo, referência às cores clássicas do traje da Batgirl.

Notas e referências

  1. Barbara tinha 15 anos durante os eventos de Batman: Arkham Origins, os quais se passam cerca de dez anos antes dos eventos de Batman: Arkham Knight de acordo com diversos diálogos do último.
  2. Batman: Arkham Knight. Gotham City Story: "Masquerade".
  3. 3.0 3.1 Batman: Arkham Knight. Computador no andar abaixo do apartamento na Torre do Relógio no qual é possível ler uma janela de chat entre Oráculo, Caçadora e Canário Negro, com a primeira dando instruções às duas outras com relação ao curso de ação que elas devem seguir durante a tomada de Gotham City pelo Espantalho.